Bispo Diocesano

12395354_992399200818378_204532927_n

Dom Nelson Francelino Ferreira 

Nasceu  na cidade de Sepé, Estado da Paraíba, aos 26 de fevereiro de 1965, foi criado no Rio de Janeiro desde os cinco anos de idade, quando migrou com os pais e toda família. Filho de Julio Francelino Ferrreira e Rita Alexandrina Ferreira, ambos falecidos, foi batizado em 1965, crismado em 1976, ingressou no Seminário em 1983, cursou Filosofia e Teologia no Seminário São José, na cidade do Rio de Janeiro, recebeu os ministérios de Leitorado e Acolitado em 1988, foi ordenado Diácono em 1989 e Presbítero em 1990, por Dom Eugênio de Araújo Sales, foi nomeado Bispo Auxiliar do Rio de janeiro pelo Papa Bento XVI e ordenado em 05 de fevereiro de 2011, tendo como Bispo sagrante Dom Orani João Tempesta.

         Dom Nelson Francelino Ferreira, após a ordenação Presbiteral deu continuidade aos seus estudos, fez Mestrado e Doutorado  em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência acadêmica no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Como Padre Diocesano teve várias funções na Arquidiocese do Rio de Janeiro, como Vigário Paróquial, Pároco, Diretor Espiritual do Seminário São José, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Juventude, Membro do Conselho Presbiteral, Vice Presidente do Conselho Nacional de Igreja Cristãs, sessão Rio de Janeiro.

         Como Bispo exerceu as funções Episcopais na Arquidiocese do Rio de Janeiro como, Vigário Geral, Bispo Auxiliar e Moderador da Cúria Metropolitana, Animador do Vicariato Episcopal Oeste, Bispo referencial da Pastoral da Educação, Ensino Religioso, Ministérios Leigos, Irmandades, Ecumenismo e Presbíteros.

         Já no Regional Leste I da CNBB, foi o Padre Assessor da Pastoral da Juventude e Bispo referencial da Pastoral da Educação, Ensino Religioso, Juventude e Presbíteros.

O VII Bispo Diocesano de Valença, Dom Nelson Francelino Ferreira, tomou Posse no sábado, dia 05 de abril, em Celebração Eucarística  realizada no Ginásio de Esportes da Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Pin It